No nosso dia a dia, é comum a gente ter cuidados com a pele de áreas como rosto, pescoço, mãos e região do colo. São partes do corpo que ficam expostas e demandam atenção especial para que transmitam saúde e nos deixem em dia com a autoestima. O que muita gente não sabe é que a proteção e a higiene dos pés também são fundamentais.
Afinal, eles sustentam todo o nosso peso corporal, garantindo o equilíbrio necessário para que possamos nos deslocar com conforto a qualquer lugar. Não é à toa que, na medicina oriental, o aspecto dos pés costuma ser observado para diagnosticar doenças e indicar tratamentos.
Sabendo da importância desse suporte, vale a pena começar a investir em uma rotina de higiene dos pés mais específica. Se você tem interesse na ideia, não deixe de conferir as práticas que listamos aqui abaixo!
Saiba como cuidar e manter a higiene dos pés
Se pensarmos bem, não é incrível a força que temos nessa região que compõe a base das pernas? O pé humano tem uma ampla variedade estrutural para aguentar cargas, distribuir pesos variados e se adaptar a diferentes tipos de superfícies.
Isso explica porque, quando o cansaço toma conta, tudo o que queremos é tomar um banho e deitar para manter os pés elevados. Inclusive, essa prática favorece a circulação sanguínea na parte inferior do corpo, promovendo alívio de desconfortos e redução do inchaço.
Outras ações podem potencializar os resultados no cuidado com os pés. Separamos algumas neste tópico, lembrando que elas não precisam seguir uma ordem. O ideal é entender a forma de aplicá-las na sua rotina e, depois, escolher a sua favorita de acordo com cada momento.
1. Limpeza
A lavagem completa consiste em esfregar suavemente os pés com bastante água corrente e sabonete. Dê atenção, principalmente, aos espaços entre os dedos, passando uma esponja vegetal entre eles para remover o suor e a sujeira.
Faça o enxágue com água abundante, até remover o sabão e sentir que os pés ficaram menos lisos. Em seguida, utilize uma toalha macia para secar toda a pele. Novamente, foque na região entre os dedos, pois o acúmulo de umidade pode favorecer o aparecimento de fungos e mau cheiro.
Por isso, uma dica é não usar meia nem sapato fechado logo após lavar. E caso você tenha tendência à transpirar na região, faça uso regular do desodorante para os pés.
2. Esfoliação
A prática é interessante quando sentimos a necessidade de uma limpeza mais profunda. Isso porque tem como objetivo remover as células mortas e promover a renovação da pele, de modo a deixá-la mais lisa e agradável ao toque, além de absorver melhor o hidratante, por exemplo.
Por ser um pouco mais agressiva que a lavagem, a esfoliação torna-se mais adequada quando realizada a cada 10 ou 15 dias. Utilize sempre produtos que contenham pequenas partículas para “raspar” a camada superficial dos pés.
Faça a aplicação da fórmula com leve pressão e movimentos circulares, até perceber que a pele ficou mais sensível ao tato. Você vai sentir uma sensação de relaxamento e frescor após o enxágue.
3. Hidratação da pele
O procedimento deve ser feito sempre após a limpeza, já que a pele higienizada estará pronta e com os poros abertos para receber ingredientes benéficos dos hidratantes. Então, procure separar alguns minutos após o banho para cuidar dos seus pés com hidratação.
Cremes emolientes ajudam a restaurar a oleosidade natural da pele, prevenindo o ressecamento e as rachaduras. Priorize, portanto, fórmulas que levam ureia, glicerina, óleos vegetais e até manteigas, como a de karité e murumuru. Após aplicar, aguarde alguns minutos até que o hidratante seja absorvido e consiga agir.
4. Massagem
Eis aqui outro cuidado complementar à higiene dos pés que merece ser incluído em sua rotina. Afinal, tem coisa melhor que sentir cada centímetro do corpo bem relaxado? Uma boa dica é começar pelos pés, já que é possível que você aplique a técnica por conta própria.
Vale usar tanto óleos quanto cremes hidratantes para facilitar o deslizamento das mãos sobre os pés. Aproveite para acender uma vela perfumada enquanto realiza a massagem. Dessa forma, estará aliviando a tensão e mandando qualquer sinal de estresse embora.
5. Escalda pés
Trata-se de processo ideal para aqueles dias mais corridos, quando a única coisa que desejamos é aliviar o desconforto na região das pernas. Basta uma bacia preenchida com água morna e alguns produtinhos para cumprir o ritual de cuidado.
Você pode colocar sais de banho com fórmulas agradáveis, como lavanda ou calêndula, dentro do recipiente. Mexa bem, até dissolver o produto, e mergulhe os pés dentro da solução. Aproveite o momento de pausa para ler, assistir algo, conversar com alguém ou apenas contemplar esse intervalo só seu.
Nós também temos os sachets da linhas Pink, que são produzidos a partir de cristais de sal marinho.
6. Limpeza das unhas
O corte das unhas deve ser feito a cada 15 dias, em média, para evitar que encravem, gerando inflamações doloridas e manter a higiene. Nesse processo, evite a retirada dos cantinhos e passe uma lixa nas extremidades, até igualar tudo e manter a superfície lisa.
Também é importante remover o esmalte com produtos adequados e enxaguar bem. Se possível, mantenha sempre as suas cutículas intactas e bem hidratadas, porque elas formam uma barreira protetora contra micro-organismos nocivos.
Fonte: Granado