Os pés são a parte do corpo que ajudam a dar sustentação. No entanto, às vezes, não são cuidados da forma como merecem e essa falta de atenção pode gerar consequências. A região tem uma grande variedade de músculos e articulações que precisam ser cuidadas para que se mantenham saudáveis. Por isso, aprender exercícios para os pés é essencial para evitar problemas.
A falta de cuidado em conjunto com a tendência a ter problemas ortopédicos só agrava a situação. Nesse sentido, a prática de exercícios pode reduzir dores, sobretudo quando exigimos muito da área — como quem trabalha muito tempo de pé. Assim, doenças como fibrose, fascite plantar, câimbras e joanetes são evitadas.
Dessa forma, separamos 4 exercícios para os pés que são simples e fortalecem a área para você colocar em prática sem grandes dificuldades. Acompanhe!
1. PRESSIONAR PARA BAIXO
Para começar, esse é um exercício muito simples e que ajuda no fortalecimento dos dedos, dos arcos plantares e dos músculos podais. Primeiro, sente-se em um local confortável e de forma que seus pés fiquem firmes no chão.
Depois, levante os calcanhares levemente e pressione com seus dedos no chão, sustentando por alguns segundos. Se preferir, você também pode apoiar os pés em uma almofada ou toalha para dar mais conforto. Faça uma sequência de 10 repetições e descanse entre elas.
2. LEVANTAR O DEDÃO
O isolamento do dedão promove o fortalecimento dos chamados músculos estabilizadores dos pés, sobretudo aqueles que dão sustentação ao arco. Portanto, ao fortalecer o dedão, toda a região fica mais independente e forte.
Para fazer o exercício, mantenha seus pés no chão e mantenha os 4 dedos contraídos, com exceção do dedão. Então, comece a levantar o dedão e relaxe os outros por cerca de 2 segundos em repetições de 20 vezes. Depois disso, faça o contrário: deixe o dedão firme no chão e levante os outros dedos sem pronar o pé.
3. ANDAR NA PONTA DOS PÉS
Parece uma brincadeira de criança, mas andar na ponta dos pés é um ótimo exercício. Além de trabalhar o equilíbrio, ajuda a fortalecer a região e as panturrilhas. Portanto, comece retirando os sapatos, fique na ponta dos pés e comece andando de um lado para outro para aquecer. Faça isso por 20 segundos, descanse e repita por 8 vezes.
Depois, comece a aumentar o tempo e a intensidade, caminhando pela casa. Quando tiver mais prática, é possível repetir esse exercício mais de uma vez por dia.
4. APANHAR A TOALHA NO CHÃO
Se você deseja uma atividade que estimule a musculatura da região intrínseca dos pés (aquela que serve para manter o arco plantar), esse exercício é uma alternativa simples e muito eficiente para isso.
Comece deixando uma toalha macia no chão e tente pegá-la com a ponta dos pés, curvando os dedos. Levante um pouco o objeto do chão e o devolva novamente ao chão. Faça a atividade de 5 a 10 minutos, cerca de 2 a 3 vezes por semana para perceber os resultados.
Colocar em prática esses exercícios para os pés são jeitos simples de manter a área mais saudável e evitar problemas de saúde. Afinal, a região é responsável pela nossa locomoção e demais atividades do dia a dia. Portanto, adicione-os na sua rotina e note as diferenças!
Gostou das dicas para manter os seus pés mais saudáveis? Compartilhe o post em suas redes sociais para ajudar outras pessoas!
Font: Doctor Shoes