Nada de cutucar ou passar pedra pome, o bom mesmo é secar muito bem os pés e fortalecer a hidratação
Tempo seco, pele seca; calçado fechado ou aberto o dia todo… Não tem pé que aguente.
Muitas vezes acabamos recorrendo à lixa ou à pedra pome para retirar o ressecado aparente no calcanhar e na sola dos pés. Mas é importante saber: isso agride a pele e deixa ela mais sensível e fina, podendo gerar ranhuras e rachaduras e, mais além, ainda podem surgir fungos e outras micoses.
Separamos algumas dicas para você reconquistar um pé macio e saudável.
Não cutuque
Quando o pé está cascudo, muitas pessoas tentam tirar as pelinhas. Isso é um grande erro, pois quanto mais você tira, menos sua pele regenera. Ainda corre o risco de se machucar.
Pele hidratada
Quando a pele fica grossa e cascuda significada que ela não foi bem cuidada, então aumente a frequência da umectação, de manhã e antes de dormir. Aplique o creme hidratante ou um óleo 100% natural por todo o pé e calce uma meia macia e grossa, isso vai ajudar a potencializar o tratamento.
Repita o processo até que a aparência melhore.
Seque bem seus pés
Ficamos o dia todo com calçados fechados e até mesmo os abertos como sandálias, e logo após o banho, não damos a devida atenção. E aí o pé cascudo piora, começa a descamar, aparecem fungos, micoses e frieiras. Assim que sair do banho ou lavar os pés, seque-os bem. Se for preciso, use o secador para tirar toda umidade.
Máscara para reter água
Quando você aplica uma máscara nos pés, ela tem o poder de reter água. Isso significa que vai umectar ainda mais a região. Sugiro uma máscara de prata, pois o ativo é bactericida, esteriliza, combate a calosidade, eczema, irritação e sensibilidade. Fora que tira o mau odor.
Para fazer em casa: escalda pés
Ajuda a relaxar e a ativar a circulação, principalmente na sola dos pés. Encha uma bacia com água quente, coloque um copo de sal grosso, pedras (que têm magnetismo e trazem equilíbrio), folhas de manjericão (para ser terapêutico e trazer boa sorte).
Coloque um xale nas costas para ficar aquecida. Brinque com os pés na água, aperte as pedras bem no meio dos pés, para estimular o plexo solar. Fique assim por cinco ou dez minutos.
Em seguida, misture uma colher de sopa de babosa e com uma colher de chá de mel.
Passe nos pés e coloque uma meia grossa de algodão. Deixe por cinco minutos e lave os pés em água corrente. Seque bem e finalize com um pouco de óleo 100% natural.
Esfoliantes
Você pode fazer uma esfoliação para retirar as células mortas dos pés e recuperar a maciez, mas depois você precisará cuidar diariamente, pois a pele está mais fina.
Esfoliante demais compromete a saúde da pele, pois afina e ainda agride.
Misture uma colher de açúcar mascavo e uma colher de chá de óleo natural de gergelim, azeite de oliva também serve. Massageie bem.
Fonte: Maxima